Abertura da Corte IDH terá presença da presidente do STJ e estudo sobre magistrados latino-americanos

A presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministra Maria Thereza de Assis Moura, representará a instituição no ato inaugural do ano judicial da Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte IDH), que acontecerá na Costa Rica, na próxima terça-feira (7). A convite do presidente da corte, o juiz Ricardo Pérez Manrique, a magistrada falará sobre o papel dos juízes na preservação do Estado de Direito e da democracia.

No dia anterior, Caroline Somesom Tauk, juíza auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça, e Jayme Martins de Oliveira Neto, juiz do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) e conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), apresentarão pesquisa sobre o perfil da magistratura latino-americana, desenvolvida pelo Centro de Pesquisas Judiciais da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).

Coordenado pelo ministro do STJ e corregedor nacional de Justiça, Luis Felipe Salomão, o estudo reúne, pela primeira vez, um levantamento de dados sobre magistrados e magistradas de 17 países da América Latina, com apontamentos sobre diferentes vivências e dificuldades enfrentadas por esses profissionais. A partir das informações obtidas, o trabalho visa ainda estabelecer eixos comuns de atuação e fortalecer a independência judicial na região.

Sessões da corte ocorrem em formato híbrido

A Corte IDH é um dos três tribunais regionais de proteção dos direitos humanos, conjuntamente com o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos e a Corte Africana dos Direitos Humanos e dos Povos. Trata-se de uma instituição judicial autônoma, cujo objetivo é aplicar e interpretar a Convenção Americana sobre Direitos Humanos e outros tratados de direitos humanos.

As sessões da corte ocorrem em formato híbrido, combinando atividades presenciais e virtuais. As audiências públicas e a abertura do Ano Judicial Interamericano de 2023 serão transmitidas nas redes sociais da corte.

Fonte: http://www.stj.jus.br/sites/portalp/Paginas/Comunicacao/Noticias/2023/03022023-Abertura-da-Corte-IDH-tera-presenca-da-presidente-do-STJ-e-estudo-sobre-magistrados-latino-americanos.aspx

Sobre o Autor

Sandro Rizzato

Sócio Fundador do escritório Pagotto, Rizzato & Lyra Sociedade de Advogados

Isso vai fechar em 0 segundos

Enviar Mensagem
Contato
Bem-vindo ao WhatsApp do escritório Pagotto, Rizzato e Lyra Sociedade de Advogados!

Por favor, aguarde um momento enquanto redirecionamos sua mensagem para um de nossos advogados especializados.

Se preferir, também pode nos contatar pelo telefone (27) 3235-8268.