Informativo destaca atuação da guarda municipal e intimação da DP para auxiliar menores vítimas de violência

A Secretaria de Jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) divulgou a edição 791 do Informativo de Jurisprudência. A equipe de publicação destacou dois julgamentos nesta edição.   

No primeiro processo em destaque, a Terceira Seção, por unanimidade, estabeleceu que o fato de as guardas municipais não estarem incluídas nos incisos do artigo 144, caput, da Constituição não afasta a constatação de que elas exercem atividade de segurança pública e integram o Sistema Único de Segurança Pública. Isso, todavia, não significa que possam ter a mesma amplitude de atuação das polícias. A tese foi fixada no HC 830.530, de relatoria do ministro Rogerio Schietti Cruz.

Em outro caso destacado na edição, a Sexta Turma, por maioria, decidiu que a Defensoria Pública pode ser intimada, de ofício, pelo juízo para prestar assistência a crianças e adolescentes vítimas de violência, nos procedimentos de escuta especializada, sem que isso represente sobreposição inconstitucional às funções do Ministério Público. O RMS 70.679 teve como relatora a ministra Laurita Vaz. 

Conheça o Informativo   

O Informativo de Jurisprudência divulga periodicamente notas sobre teses de relevância firmadas nos julgamentos do STJ, selecionadas pela repercussão no meio jurídico e pela novidade no âmbito do tribunal.  

Para visualizar as novas edições, acesse Jurisprudência > Informativo de Jurisprudência, a partir do menu no alto da página. A pesquisa de informativos anteriores pode ser feita pelo número da edição ou pelo ramo do direito.

Fonte: https://www.stj.jus.br/sites/portalp/Paginas/Comunicacao/Noticias/2023/23102023-Informativo-destaca-atuacao-da-guarda-municipal-e-intimacao-da-DP-para-auxiliar-menores-vitimas-de-violencia.aspx

Sobre o Autor

Pagotto, Rizzato e Lyra

Sócio Fundador do escritório Pagotto, Rizzato & Lyra Sociedade de Advogados

Enviar Mensagem
Contato
Bem-vindo ao WhatsApp do escritório Pagotto, Rizzato e Lyra Sociedade de Advogados!

Por favor, aguarde um momento enquanto redirecionamos sua mensagem para um de nossos advogados especializados.

Se preferir, também pode nos contatar pelo telefone (27) 3235-8268.