MomentoArquivo lembra debate sobre a cobrança de ICMS sobre o preço do café exportado

?O Superior Tribunal de Justiça (STJ) disponibilizou a 50ª edição do MomentoArquivo, com o tema "Exportação de Café – Incide ICMS sobre a quota de contribuição ao IBC?".

A publicação relata o debate travado no STJ quando uma empresa exportadora de café questionou na justiça a cobrança de Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) sobre o preço do café exportado para o exterior, sem a dedução da quota de contribuição recolhida sobre cada saca ao Instituto Brasileiro de Café (IBC).

A empresa argumentou que, segundo a lei, a base do ICMS deveria ser calculada sobre o valor líquido do produto, o que contemplava a dedução mencionada.

O juiz de primeiro grau concedeu a decisão favorável à empresa, porém o Tribunal de Justiça de São Paulo divergiu da decisão, sob o entendimento de que a empresa não havia comprovado violação de direito líquido e certo que justificasse a concessão da segurança.

O ministro Armando Rolemberg, relator do processo, analisou o caso em 1990. Para saber o desfecho desse julgamento, acesse a última edição do MomentoArquivo.

Sobre a publicação

MomentoArquivo busca preservar a memória institucional e divulgar julgamentos marcantes realizados desde a instalação do STJ, em 1989. Publicado mensalmente, o informativo conta casos discutidos em processos custodiados pelo Arquivo Histórico da corte que tiveram grande impacto social e jurisprudencial no país.

Produzido pela Seção de Atendimento, Pesquisa e Difusão Documental, o MomentoArquivo integra o Arquivo.Cidadão, espaço permanente no site do STJ criado para fomentar atividades de preservação, pesquisa e divulgação dos documentos históricos da instituição.

Para visualizar o MomentoArquivo, acesse Institucional > Arquivo.Cidadão, a partir da barra superior do site.

Fonte: https://www.stj.jus.br/sites/portalp/Paginas/Comunicacao/Noticias/2023/06062023-MomentoArquivo-lembra-debate-sobre-a-cobranca-de-ICMS-sobre-o-preco-do-cafe-exportado.aspx

Sobre o Autor

Pagotto, Rizzato e Lyra

Sócio Fundador do escritório Pagotto, Rizzato & Lyra Sociedade de Advogados

Enviar Mensagem
Contato
Bem-vindo ao WhatsApp do escritório Pagotto, Rizzato e Lyra Sociedade de Advogados!

Por favor, aguarde um momento enquanto redirecionamos sua mensagem para um de nossos advogados especializados.

Se preferir, também pode nos contatar pelo telefone (27) 3235-8268.