Obra lançada no STJ aborda os aspectos ecológico, econômico e social da sustentabilidade

?O Espaço Cultural STJ sediou, nesta terça-feira (6), o lançamento do livro O Desafio Ecológico, Econômico e Social da Sustentabilidade, organizado por Maria Cláudia da Silva Antunes de Souza. A ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Nancy Andrighi está entre os 23 colaboradores da obra.?????????

Nancy Andrighi (centro), ao lado da organizadora da obra, Maria Cláudia, e de co-autores.? | Foto: Lucas Pricken
?

Composto por 14 artigos científicos, o livro trata do vínculo indissociável entre o homem e o ambiente, bem como a decorrente troca de influências entre ambos, que, para ser positiva e gerar crescimento, precisa ser harmônica e sustentável. Propondo um olhar atento para as questões da contemporaneidade de forma integrada e interdisciplinar, a publicação aborda segmentos ambientais, sociais, econômicos, políticos e sanitários, envolvendo atores políticos e sociais.

Para a organizadora e coautora de artigo com a ministra Nancy Andrighi, a professora universitária e advogada Maria Cláudia da Silva Antunes de Souza, a obra destaca a importância da consciência ecológica na sociedade contemporânea não apenas perante o contexto ambiental, mas também econômico, social e político. "Precisamos resgatar a relação com a natureza mudando nossas atitudes, individual e coletivamente, para construir uma sociedade sustentável, justa e fraterna", pontuou.

Leandro Katscharowski Aguiar, juiz de direito em Santa Catarina e um dos coautores presentes no lançamento, reconhece o protagonismo do direito, mas destaca a interdisciplinaridade como aspecto fundamental à análise da sustentabilidade no contexto atual. "Reuni temas diversos de forma a desenvolver a consciência ecológica no leitor, especialmente nos operadores do direito".

O advogado e coautor Claudinei Chavasco apresentou um panorama dos artigos contidos no livro, destacando a complementaridade entre eles e a perspectiva ética que os perpassa. "A dimensão ética colabora fundamentalmente para a efetividade do agir sustentável".

O compromisso dos autores com temas relacionados à tomada de consciência sobre a sustentabilidade no âmbito jurídico foi apontado por Teresa Villac, advogada da União e coautora, como uma esperança para o futuro. "O amor subjaz ao texto deste livro e o amor importa para a justiça", afirmou.

O livro reafirma o papel fundamental da ciência, trazendo à tona estudos valiosos de pesquisadores de diversas partes do Brasil, cujos esforços se somam na busca de avanços rumo à construção de sociedades sustentáveis.

Além da ministra Nancy Andrighi, esteve presente no lançamento o ministro do STJ Herman Benjamin, referência internacional no tema Direito Ambiental.

Fonte: https://www.stj.jus.br/sites/portalp/Paginas/Comunicacao/Noticias/2023/06062023-Obra-lancada-no-STJ-aborda-os-aspectos-ecologico–economico-e-social-da-sustentabilidade.aspx

Sobre o Autor

Sandro Rizzato

Sócio Fundador do escritório Pagotto, Rizzato & Lyra Sociedade de Advogados

Isso vai fechar em 0 segundos

Enviar Mensagem
Contato
Bem-vindo ao WhatsApp do escritório Pagotto, Rizzato e Lyra Sociedade de Advogados!

Por favor, aguarde um momento enquanto redirecionamos sua mensagem para um de nossos advogados especializados.

Se preferir, também pode nos contatar pelo telefone (27) 3235-8268.