Seminário que discute marco da inteligência artificial presta homenagem ao ministro Sanseverino

O ministro Ricardo Villas Bôas Cueva, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), reverenciou a memória do ministro Paulo de Tarso Sanseverino, nesta sexta-feira (16), durante o seminário Marco da Inteligência Artificial. O evento, em homenagem ao ministro do STJ falecido no dia 8 de abril, foi promovido pela Associação dos Advogados de São Paulo (AASP). Gustavo Stenzel Sanseverino, filho do ministro, e a advogado Ana Frazão também compuseram, ao lado de Cueva, a mesa de abertura.?????????

Com o ministro Cueva e Gustavo Stenzel Sanseverino na mesa de abertura, o evento homenageou a memória do ministro do STJ falecido em abril.?

Sanseverino faria 64 anos nesta sexta. Durante a fala na abertura do evento, Ricardo Villas Bôas Cueva – que presidiu a comissão de juristas responsável pelo estudo para subsidiar proposta de regulação da inteligência artificial no Brasil – exaltou o papel do ministro Sanseverino no Tribunal da Cidadania e no desenvolvimento da tecnologia aliada ao Judiciário, destacando que, apesar de complexa, a regulamentação do uso da inteligência artificial é fundamental para mitigar riscos. 

Gustavo Stenzel Sanseverino participou do evento falando sobre o pai e citou versos imortalizados pela cantora argentina Mercedes Sosa que refletem algumas de suas posições: "Solo le pido a Dios/ Que el dolor no me sea indiferente/ Que la reseca muerte no me encuentre/ Vacía y sola, sin haber hecho lo suficiente…/ Solo le pido a Dios/ Que lo injusto no me sea indiferente…/ Solo le pido a Dios/ Que el futuro no me sea indiferente/ Desahuciado está el que tiene que marchar/ A vivir una cultura diferente".

A advogada Ana Frazão destacou que Sanseverino, no exercício de altos cargos no Judiciário, "manteve a generosidade, a humildade, a humanidade com as pessoas".

O seminário debateu questões como categorização dos riscos, repercussões regulatórias e responsabilidade civil e administrativa dos agentes de inteligência artificial. Veja a programação.

Fonte: https://www.stj.jus.br/sites/portalp/Paginas/Comunicacao/Noticias/2023/16062023-Seminario-que-discute-marco-da-inteligencia-artificial-presta-homenagem-ao-ministro-Sanseverino.aspx

Sobre o Autor

Sandro Rizzato

Sócio Fundador do escritório Pagotto, Rizzato & Lyra Sociedade de Advogados

Enviar Mensagem
Contato
Bem-vindo ao WhatsApp do escritório Pagotto, Rizzato e Lyra Sociedade de Advogados!

Por favor, aguarde um momento enquanto redirecionamos sua mensagem para um de nossos advogados especializados.

Se preferir, também pode nos contatar pelo telefone (27) 3235-8268.