STJ No Seu Dia: os direitos das pessoas LGBT+ pelo mundo

?O novo episódio do podcast STJ No Seu Dia já está no ar. Descubra as realidades LGBT+ ao redor do mundo na conversa, conduzida pelos jornalistas Fátima Uchôa e Thiago Gomide, com o redator do portal de notícias do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Francisco Souza, que traz uma comparação entre a situação do Brasil e o reconhecimento de direitos das pessoas LGBT+ em outros países.

Francisco conta que a reportagem, produzida em parceria com o jornalista Rodrigo Lopes e publicada no site do tribunal, mostra diferenças que impactam a vida da população LGBT+ em diversas nações.

"A pesquisa da página Spartacus e outros estudos revelam uma relação direta entre o ordenamento jurídico de um país e as condições de vida, segurança e respeito para a população LGBT+. Compreender a realidade jurídica de outros países, seja por semelhança ou oposição, nos ajuda a aprofundar o conhecimento sobre a situação LGBT+ no Brasil", disse.

Francisco Souza destaca que o Brasil ocupa a 35ª posição em um ranking de 199 países, elaborado pelo site Spartacus sobre nações acolhedoras para o público LGBT+. "Malta lidera o ranking como o país mais acolhedor, enquanto a Arábia Saudita fica em último lugar", acrescenta.

O ranking citado por Francisco leva em conta critérios como a existência de leis antidiscriminatórias, direitos específicos para transgêneros e a possibilidade de pena de morte para pessoas LGBT+.

STJ No Seu Dia

O podcast traz, semanalmente, um bate-papo com o redator de uma reportagem especial publicada no site do STJ. 

Produzido pela Coordenadoria de TV e Rádio do tribunal, STJ No Seu Dia é veiculado às sextas-feiras, das 14h30 às 14h45, na Rádio Justiça (104,7 FM – Brasília). Também está disponível na plataforma Spotify.

Fonte: https://www.stj.jus.br/sites/portalp/Paginas/Comunicacao/Noticias/2023/23062023-STJ-No-Seu-Dia-os-direitos-das-pessoas-LGBT–pelo-mundo.aspx

Sobre o Autor

Sandro Rizzato

Sócio Fundador do escritório Pagotto, Rizzato & Lyra Sociedade de Advogados

Enviar Mensagem
Contato
Bem-vindo ao WhatsApp do escritório Pagotto, Rizzato e Lyra Sociedade de Advogados!

Por favor, aguarde um momento enquanto redirecionamos sua mensagem para um de nossos advogados especializados.

Se preferir, também pode nos contatar pelo telefone (27) 3235-8268.