Corrida do Judiciário e Outubro Rosa ressaltam a importância do esporte e da prevenção para a saúde

Na manhã deste sábado (8), o Superior Tribunal de Justiça (STJ) foi palco da largada de dois eventos importantes ligados à saúde e à qualidade de vida: a XIX Corrida do Judiciário – 22º Encontro de Corredores do STJ e a VII Campanha STJ no Outubro Rosa, voltada para a ##prevenção## do câncer de mama entre as servidoras e demais colaboradoras do tribunal.?????????

A corrida reuniu 220 participantes, quase o dobro do registrado no ano passado. | Foto: Emerson Leal / STJ?

Neste ano, a novidade da corrida – que reuniu 220 servidores do STJ e de outros órgãos do Judiciário, como o Tribunal Superior do Trabalho (TST), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Conselho Nacional da Justiça (CNJ) – foi o circuito de cross country, com o percurso passando pelo Parque Bosque dos Tribunais. A largada da corrida foi dada pelo vice-presidente do STJ, ministro Og Fernandes. "A corrida já é uma tradição no tribunal e um lembrete para a ##prevenção da saúde##", declarou. O magistrado disse ainda que unir o início da campanha do Outubro Rosa com a corrida foi uma boa ideia para promover os cuidados preventivos com a saúde.

O secretário de Serviços Integrados de Saúde do STJ, o médico Paulo Roberto Lenzi, afirmou que era preciso conectar as várias ações de saúde desenvolvidas pela unidade. "O STJ se destaca no cuidado com a saúde de seus servidores, e unir as ações intensifica a divulgação. Isso é especialmente importante no pós-pandemia", avaliou. Ele acrescentou que a atividade física é uma excelente forma de ##prevenção## de doenças, incluindo o câncer.

A campanha Outubro Rosa, organizada pela Coordenadoria de Saúde Ocupacional e ##Prevenção##, é uma de suas diversas iniciativas voltadas para a saúde do servidor. "Além da corrida e do Outubro Rosa, neste mês temos o STJ de Olho na Balança. Queremos criar uma sinergia entre essas ações", afirmou o secretário. Para ele, essa integração ampliará o alcance de cada iniciativa, pois também envolve servidores de outros tribunais.

Aumento da adesão à corrida

Sartre Gonçalves, servidor da Secretaria de Serviços Integrados de Saúde e um dos organizadores da corrida, disse que o número de inscritos, 220, foi quase o dobro do registrado no ano passado. "O número de pessoas está crescendo depois da pandemia, o que ajuda muito a integrar os servidores", comentou.

O primeiro colocado geral foi Leandro Jun Maeda, servidor do TST, que participou pela primeira vez do evento. "É uma excelente iniciativa do Judiciário e uma maneira de conhecer outras pessoas e a campanha Outubro Rosa", opinou. Maeda disse ainda que gostou de correr no circuito cross country, uma novidade para ele.

Entre as mulheres, a primeira a chegar foi Luciara Meireles Flores, servidora do STJ, que também aprovou o novo percurso: "Eu já participei de muitas corridas, mas não conhecia o cross country, e gostei muito". Os resultados completos da corrida, incluindo os tempos dos corredores, podem ser vistos no site da Chip Brasil.

Doações continuam

Durante o evento, foram coletadas doações para a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brasília, como itens de higiene pessoal e de limpeza. A instituição atende pacientes de câncer e famílias carentes.?????????

No encontro dos corredores no tribunal, foram coletadas doações para a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brasília. | Foto: Emerson Leal / STJ?

A advogada Valquíria Durões, uma das representantes da entidade, destacou que a parceria é importante para dar visibilidade e credibilidade. "Eu sou paciente oncológica e conheci a Rede durante meu tratamento. Hoje eu ofereço consultoria jurídica gratuita para os atendidos pela Rede", salientou.

Até o fim deste mês ainda serão coletados lenços e mechas de cabelo para a instituição.

Fonte: http://www.stj.jus.br/sites/portalp/Paginas/Comunicacao/Noticias/2022/08102022-Corrida-do-Judiciario-e-Outubro-Rosa-ressaltam-a-importancia-do-esporte-e-da-prevencao-para-a-saude.aspx

Sobre o Autor

Sandro Rizzato

Sócio Fundador do escritório Pagotto, Rizzato & Lyra Sociedade de Advogados

Isso vai fechar em 0 segundos

Enviar Mensagem
Contato
Bem-vindo ao WhatsApp do escritório Pagotto, Rizzato e Lyra Sociedade de Advogados!

Por favor, aguarde um momento enquanto redirecionamos sua mensagem para um de nossos advogados especializados.

Se preferir, também pode nos contatar pelo telefone (27) 3235-8268.