Ministro Raul Araújo e ministra Isabel Gallotti passam a integrar o TSE em setembro

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, comunicou oficialmente, nesta sexta-feira (19), a indicação do ministro Raul Araújo e da ministra Isabel Gallotti para comporem o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a partir de 1º de setembro.

Ambos foram indicados por aclamação pelo Pleno do STJ no dia 9 de agosto, tendo em vista o término do período do ministro Mauro Campbell Marques na corte eleitoral.

A partir de setembro, Raul Araújo exercerá a função de membro efetivo, e Isabel Gallotti a de substituta, para o biênio 2022-2024. Na composição do TSE, dois dos sete membros são ministros do STJ, com os respectivos substitutos. O período de cada um na Justiça Eleitoral é de, no máximo, dois anos como substituto e dois anos como titular.

Sobre os indicados

Raul Araújo é formado em direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em economia pela Unifor. Especialista em ordem jurídica constitucional, também concluiu os créditos do curso de mestrado em direito público da UFC.

Iniciou a carreira como advogado, foi promotor de Justiça e procurador, alcançando o cargo de procurador-geral do Estado do Ceará.

A partir de 2007, atuou como desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), e, em maio de 2010, ingressou no STJ. Atualmente, faz parte da Corte Especial, da Segunda Seção e da Quarta Turma.

Isabel Gallotti integra a Segunda Seção e a Quarta Turma, além de compor a Comissão de Regimento do tribunal. Formada em direito pela Universidade de Brasília (UnB), exerceu a advocacia e, antes de chegar ao STJ, atuou no Ministério Público Federal e no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1).

Com a aposentadoria do ministro Felix Fischer, a partir desta segunda-feira (22), a ministra passará a integrar de forma definitiva a Corte Especial.

Fonte: http://www.stj.jus.br/sites/portalp/Paginas/Comunicacao/Noticias/19082022-Ministro-Raul-Araujo-e-ministra-Isabel-Gallotti-passam-a-integrar-o-TSE-em-setembro.aspx

Sobre o Autor

Sandro Rizzato

Sócio Fundador do escritório Pagotto, Rizzato & Lyra Sociedade de Advogados