Nova edição de Arte no Tribunal apresenta o mural de Vallandro Keating

?O Superior Tribunal de Justiça (STJ) lançou a 21ª edição do periódico virtual Arte no Tribunal. Produzido pela Assessoria de Cerimonial e Eventos (ACE), o periódico tem a finalidade de divulgar as obras e os artistas que compõem o acervo artístico pertencente ao STJ. Nessa edição, tem destaque o mural de Vallandro Keating.

Intitulada O homem é a medida de todas as coisas, a obra possui 30 metros de comprimento e ornamenta o Salão de Recepções do Superior Tribunal de Justiça. O painel foi pintado à mão pelo artista, sob recomendação de Oscar Niemeyer, arquiteto responsável pela concepção do tribunal.

Luiz Antonio Vallandro Keating nasceu no Rio de Janeiro, em 1940. Morou em São Paulo desde 1962, quando ingressou na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Além da arquitetura, atuou profissionalmente nas áreas de programação visual, desenho e pintura.

A frase escrita no canto direito, "O homem é a medida de todas as coisas", é de autoria do filósofo sofista Protágoras, professor de leis e retórica que influenciou de forma significativa a política de sua época.

"O mural é uma ampliação em escala de um desenho a lápis de cor sobre papel. Mantém, intencionalmente, o mesmo grafismo informal do original. Pretende contrastar com a arquitetura do salão e, por oposição, valorizá-la", conta Keating. O croqui do projeto está exposto no Museu do STJ.

Uso democrático do espaço da cidadania

O Espaço Cultural STJ, criado em 2001, já abrigou mais de 170 exposições temporárias. Ao longo de sua trajetória, tornou-se referência como ambiente inovador e amplamente visitado pelos servidores da corte e pelo público apreciador das artes visuais.

O acervo de obras de arte do Tribunal da Cidadania conta hoje com centenas de peças de renomados artistas das mais diversas regiões do Brasil e do exterior. A coleção é o resultado de doações dos artistas, em contrapartida ao uso da galeria, cujas exposições se realizam mediante processo seletivo regido por edital público. As obras doadas estão distribuídas nos ambientes de trabalho das diversas unidades do STJ, onde podem ser apreciadas por servidores e visitantes.

Fonte: https://www.stj.jus.br/sites/portalp/Paginas/Comunicacao/Noticias/2023/16062023-Nova-edicao-de-Arte-no-Tribunal-apresenta-o-mural-de-Vallandro-Keating.aspx

Sobre o Autor

Sandro Rizzato

Sócio Fundador do escritório Pagotto, Rizzato & Lyra Sociedade de Advogados

Enviar Mensagem
Contato
Bem-vindo ao WhatsApp do escritório Pagotto, Rizzato e Lyra Sociedade de Advogados!

Por favor, aguarde um momento enquanto redirecionamos sua mensagem para um de nossos advogados especializados.

Se preferir, também pode nos contatar pelo telefone (27) 3235-8268.
× Como posso te ajudar?