Poder Judiciário é um fiador da vontade popular, diz Humberto Martins em congresso de direito militar

?"Não há direito – nem república – sem que haja um Poder Judiciário legítimo, forte e respeitado aos olhos do povo. Toda criação e aplicação do direito deriva da vontade popular", declarou nesta quinta-feira (24) o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho da Justiça Federal (CJF), ministro Humberto Martins, em palestra proferida no primeiro dia do 3º Congresso do Instituto Brasileiro de Direito Militar.?????????

Presidente do STJ defendeu a humanização do direito em prol da igualdade social. | Foto: Gustavo Lima/STJ
?

Com programação prevista até esta sexta (25), o evento virtual reúne painéis com magistrados e demais operadores do direito militar, a exemplo do presidente do Superior Tribunal Militar (STM), ministro Luis Carlos Gomes Mattos.

Em sua exposição, o presidente do STJ abordou o papel do Poder Judiciário no fortalecimento do Estado Democrático de Direito e do exercício da cidadania. Segundo o ministro Humberto Martins, cabe ao sistema de Justiça zelar pelo efetivo cumprimento dos direitos fundamentais, sempre atento às profundas transformações na sociedade e com o olhar voltado para os mais necessitados.

"Em uma sociedade tão profundamente marcada pela desigualdade econômica e social, como a nossa, em que a concretização dos direitos ainda está distante de grande parte da população, é natural que o Judiciário assuma cada vez mais um papel essencial para o fortalecimento das relações sociais, da economia e do Estado de Direito", afirmou.

Ao defender a humanização do direito, Martins enfatizou que a promoção da igualdade e das liberdades fundamentais deve contar com o engajamento não só das instituições públicas, mas também de cada cidadã e cidadão: "É, sim, um compromisso estatal, mas, antes, é um compromisso a ser assumido pelo nosso próprio eu", concluiu.

Fonte:
http://www.stj.jus.br/sites/portalp/Paginas/Comunicacao/Noticias/24032022-Poder-Judiciario-e-um-fiador-da-vontade-popular–diz-Humberto-Martins-em-congresso-de-direito-militar.aspx

Sobre o Autor

Sandro Rizzato

Sócio Fundador do escritório Pagotto, Rizzato & Lyra Sociedade de Advogados

Isso vai fechar em 0 segundos

Enviar Mensagem
Contato
Bem-vindo ao WhatsApp do escritório Pagotto, Rizzato e Lyra Sociedade de Advogados!

Por favor, aguarde um momento enquanto redirecionamos sua mensagem para um de nossos advogados especializados.

Se preferir, também pode nos contatar pelo telefone (27) 3235-8268.