Os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Benedito Gonçalves e Rogerio Schietti Cruz participaram, nesta quarta-feira (11), da posse das ministras da Igualdade Racial, Anielle Franco, e dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, no Palácio do Planalto.
Na oportunidade, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o projeto de lei que altera a Lei 7.716/1989 e o Código Penal, equiparando o crime de injúria racial ao de racismo.
Durante a cerimônia, foi destacado o trabalho da comissão de juristas criada pela Câmara dos Deputados e instalada em 2021 com o objetivo de propor mudanças na legislação de combate ao racismo.
O grupo, presidido pelo ministro Benedito Gonçalves e composto por 20 juristas negros, foi criado após o assassinato de João Alberto Silveira Freitas, cliente negro de um supermercado do Sul do país que foi espancado até a morte por seguranças do local.
Em novembro do ano passado, na entrega do relatório da comissão – que levou o Congresso a aprovar o agravamento da pena para os autores de injúria racial –, Benedito Gonçalves declarou que "a luta contra o racismo e a discriminação racial deve ser diária, constante e permanente".
Leia também: Presidida pelo ministro Benedito Gonçalves, comissão de combate ao racismo entrega relatório final
Fonte: http://www.stj.jus.br/sites/portalp/Paginas/Comunicacao/Noticias/2023/12012023-STJ-presente-na-posse-de-novas-ministras-e-sancao-do-projeto-que-modifica-a-Lei-do-Racismo.aspx