\r\n Por ocasião do Dia Internacional dos Direitos Humanos, 10 de dezembro, a Coordenadoria de TV e Rádio do Superior Tribunal de Justiça (STJ) produziu reportagem especial sobre a realidade e os direitos das pessoas transgênero encarceradas no Brasil. O material está disponível no \r\n \r\n canal do STJ no YouTube.
Entre os assuntos abordados em entrevistas com especialistas e homens e mulheres trans recolhidos em presídios, estão a discriminação nas unidades prisionais e os instrumentos jurídicos que buscam assegurar dignidade a esses presos no dia a dia do sistema penitenciário.
Outro enfoque da reportagem são os precedentes do Tribunal da Cidadania, com destaque para a \r\n \r\n liminar do ministro Rogerio Schietti Cruz que determinou a transferência de uma travesti para a ala feminina do presídio. Além do autor dessa decisão, participa da matéria especial o ministro Sebastião Reis Júnior, que foi \r\n \r\n conhecer pessoalmente a realidade das penitenciárias em diferentes estados brasileiros.
Clique na imagem para assistir:
\r\n
\r\n
\r\n
Fonte: http://www.stj.jus.br/sites/portalp/Paginas/Comunicacao/Noticias/2022/12122022-Reportagem-especial-a-visibilidade-trans-e-os-precedentes-do-STJ.aspx